Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Karol Krauser, o Superman esquecido

KarolKrauser5

Em junho de 1938, Jerry Siegel e Joe Shuster apresentaram ao mundo o personagem do Superman (ou Super-Homem), um dos heróis mais conhecidos do universo dos quadrinhos.

O personagem já foi protagonista de diversos filmes, levado às telas em décadas diversas. Oficialmente o ator Kirk Alyn foi o primeiro ator a vestir o uniforme do herói para o cinema, mas antes dele Karol Krauser também vestiu o uniforme azul, vermelho e amarelo.

Krauser não era ator, mas um lutador russo de wrestling (espécie de luta livre). Junto com irmão Ivan formou a dupla The Kalmikoffs, famosos nas décadas de 30 e 40.


Karol Krauser

Na década de 40 a Paramount firmou parceria com os estúdios Fleischer para produzir uma série de desenhos animados do Superman. Os irmãos Fleischer eram especialistas na técnica da rotoscopia, que consistia em filmar atores reais em ação, e desenhar por cima quadro a quadro, para obter a perfeição dos movimentos.

Exemplo da técnica de rotoscopia desenvolvida pelos Fleischer



fleischer-superman copy 1.jpg

Durante muitos anos desconheceu-se o nome do modelo usado para produzir as animações, até que em 2012 encontrou-se a documentação sobre Krauser nos aquivos dos Estúdios Fleischer.



Foi somente em 1948 que Superman estreou nos cinemas em filmes Live-Action (com atores reais). Kirk Alyn protagonizou Super-Homem (Superman, 1948). Mas devido a limitações técnicas, cenas que exigiam efeitos especiais eram feitas em forma de desenho animado. Quando Alyn voava, um desenho de Superman voando era usado, tendo Krauser como modelo.

Karol Krauser (1912-1964), na verdade chamava-se Karol Piwoworczyk e nunca mais trabalhou com cinema. Mas Stan Laurel (o Magro da dupla O Gordo e o Magro) foi padrinho de seu casamento.

KarolStan

Postar um comentário

0 Comentários