Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Don Diamond, o eterno Cabo Reyes de Zorro


Don Diamond ficou conhecido como o atrapalhado Cabo  Reyes na série Zorro (Idem, 1957-1959), da Disney. Seu personagem, de origem hispânica fazia dupla com o Sargento Garcia no quartel da cidade, e vivia cobrando os 5 dólares que havia emprestado a Garcia, que nunca o pagou.



Donald Allan Diamond nasceu em Nova York, em 04 de junho de 1921. E embora tenha ficado famoso interpretando personagens latinos, ele era de família russa, embora muitos fãs acreditassem que ele tinha sangue mexicano, quando na verdade Diamond era judeu.

Ele estudou teatro na Universidade do Michigan, e durante a Segunda Guerra Mundial serviu no corpo aéreo do exército dos Estados Unidos. Por ter miopia, ele não não participou de grandes batalhas, e acabou enviado a uma base no México, onde fazia programas de rádio e peças para entreter as tropas.

Com um imensa facilidade para imitar sotaques, que lhe valeu o apelido de "o homem das mil vozes", ele aprendeu a falar fluentemente o espanhol, algo que marcaria para a sempre a sua carreira.

Após a guerra, tornou-se um popular artista radiofônico, onde fazia diversas vozes e sotaques diferentes. Três anos depois, estreou na televisão (veículo onde faria diversas participações), interpretando um mexicano em um episódio da série O Cavaleiro Solitário (The Lone Ranger).


Don Diamond em O Cavaleiro Solitário

Ele também conseguiu um pequeno papel no noir Reinado do Crime (Borderline, 1950), antes de ser escalado para viver El Toro, o fiel companheiro de Kitt Carson na série As Aventuras de Kit Carson (The Adventures of Kitt Carson), que era estrelada pelo ator Bill Williams (o pai do ator William Katt, o "Super Herói Americano").


Bill Williams e Don Diamond em As Aventuras de Kit Carson

Diamond faria diversas participações especiais em séries de televisão, atuando em programas como As Aventuras de Superman (The Adventures of Superman), Lassie, Peter Gunn, Wyat Earp, 77 Sunset Strip, Os Intocáveis (The Untochables), Rota 66 (Route 66), As Aventuras de James West (Wild Wild West), entre outras, totalizando mais de 100 créditos em seriados.

Ele também dublaria diversos personagens, como o corvo José em Dois Corvos e um Gafanhoto (Two Crows from Tacos, 1956). Mas seu personagem mais famoso nas animações sem dúvida foi o sapo Toro em Toro e Pancho, uma série de curta-metragens produzidos a partir do final da década de 1960.


Dois Corvos e um Gafanhoto


Toro e Pancho



Se por um lado Don Diamond era um nome conhecido da televisão, o cinema não lhe deu grandes oportunidades, e ele fez poucos filmes, tendo papéis pequenos (muitas vezes não creditados), em obras como As Aventuras de Omar Khayyam (Omar Khayyam, 1957), O Velho e o Mar (The Old Man and the Sea, 1958) e Amantes em Férias (Holliday from Lovers, 1959).

Em 1957 Don Diamond fez uma aparição em Zorro (Idem, 1957-1959), uma bem sucedida série produzida pela Disney, e estrelada por Guy Williams. O ator interpretava o personagem Lancer Hivarro, e no ano seguinte foi convidado para ingressar no elenco fixo do programa, agora como o Cabo Reyes.

Sempre em dupla com o atrapalhado Sargento Garcia (Henry Calvin), os dois garantiam bons momentos cômicos a série, e chegaram a fazer algumas cenas cantando juntos.



Don Diamond e Henry Calvin em Zorro


Guy Williams e Don Diamond em Zorro



Com o fim da série o ator conseguiu pequenos papéis em filmes como A História de Ruth (The Story of Ruth, 1960), Encrenca em Penca (Swingin' Along, 1961), Beco Sem Saída (Man-Trap, 1961), Irma La Douce (Idem, 1963) e O Seresteiro de Acapulco (Fun in Acapulco, 1963).


E entre 1965 e 1967 interpretou o índio Crazy Kat na série F Troop.


Don Diamond em F Troop


Nos anos seguintes, continuou atuando como ator convidado em diversas séries, e teve pequenos papéis no cinema, em filmes como Nas Malhas da Espionagem (Mrs. Pollifax-Spy, 1971), Na Senda do Crime (The Toolbox Murders, 1978) e As Novas Diabruras do Fusca (Herbie Goes Bananas, 1980), seu último trabalho no cinema.



Don Diamond em A Noviça Voadora


Don Diamond em  As Novas Diabruras do Fusca




Ele também fez muitos trabalhos como dublador, e retornou ao universo de Zorro dublando o Sargento Gonzalez em As Novas Aventuras do Zorro (The New Adventures of Zorro, 1981).



O Sargento Gonzalez em  As Novas Aventuras do Zorro 


Don Diamond se aposentou em 1987.

Casado com  a professora Louisa em 1965, e o casal permaneceu juntos até a morte do ator, e tiveram um único filho.


Ele faleceu em 19 de junho de 2011, aos 90 anos de idade. Diamond foi um dos últimos integrantes do elenco fixo de Zorro a falecer, e atualmente, apenas Jolene Brand ainda está entre nós.







Veja Também: José Paulo de Andrade, o Zorro Brasileiro






Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

0 Comentários