Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Akira Takarada, ator do primeiro Godzilla (1954), morre aos 87 anos de idade


O ator Akira Takarada, que atuou no primeiro filme do monstro Godzilla, em 1954, morreu no dia 14 de março, aos 87 anos de idade. Sua morte foi comunicada pelos estúdios Toho Films, onde Takarada foi um grande astro, apelidado de "Mr. Handsome" (senhor bonitão, na tradução).



Akira Takarada nasceu na Coreia, sob o domínio japonês, em 1934. Ele viveu um tempo na China, mas mudou-se com a família para o Japão, em 1948. 

Em 1953 ele foi contratado pela Toho Films, como uma das novas promessas do ano. Ele estreou em um pequeno papel naquele ano e ganhou destaque no ano seguinte quando teve um papel de destaque em Godzilla (Gorija, 1954), a primeira produção a retratar o famoso monstro do cinema japonês.



E apesar de ter feito diversos papéis (ele foi um dos principais galãs do Japão), sua carreira é muito lembrada por seus trabalhos em diversos filmes de Godzilla, que faziam muito sucesso no Ocidente. Ele atuou em Godzilla Contra a Ilha Sagrada (Mosura tai Gojira, 1964), A Guerra dos Monstros (Kaiijû Daisensô, 1965), Ebirah, Terror dos Abismos (Gojira, Ebirâ, Mosura: Nankai no Daiketto, 1967), Godzilla vs. Mothra (Gorija vs. Mosura, 1992) e Godzila - Batalha Final (Gojira: Fainaru Uôzu, 2004).

Em 2014 ele foi homenageado por Hollywood, que o convidou para fazer uma participação em Godzilla (Idem, 2014), filme estrelado por Elizabeth Olsen.


Akira Takarada em Godzilla (2014)


Entre seus outros trabalhos estão Ladrão de Lábios (Daigaku no Ninkimono, 1958), A Idade dos Deuses (Nippon Tanjô, 1959), A Fuga de King-Kong (Kingu Kongo no Gyakushû, 1967), Latitude Zero (Ido Zero Daisakusen, 1969), entre outros.

Em 1961 o ator esteve no Brasil, junto com a atriz Yoko Tsukasa, no Festival de Cinema Japonês de São Paulo, exibido no Cine Art Palácio.




Em 1970 ele estava produzindo uma versão musical de ...E o Vento Levou para o teatro, mas sofreu um acidente durante uma filmagem, e precisou deixar a produção (onde interpretaria Rhett Buttler). O ator ficou alguns anos afastado devido a lesão na coluna, e só voltou a trabalhar em uma nova versão de Godzilla, em 1977.

Akira Takarada ainda atuava, mas fazia mais trabalhos na televisão japonesa.










Postar um comentário

1 Comentários

  1. Gratidão pelo Blog tão bem organizado e com vasto material sobre as memórias do cinema! Como é bom rever e aprender! Já estou maratonando!
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir