Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? Enzo Staiola, o menino de Ladrões de Bicicleta (1948)



Após a Segunda Guerra Mundial, surgiu na Itália um movimento cinematográfico que mostrava a realidade da população pobre do país. Eram filmes com temáticas duras que raramente mostravam finais felizes. Este movimento foi chamado de Neo Realismo Italiano.

Dirigido por Vittorio De Sica, Ladrões de Bicicletas (Ladri di Biciclette, 1948), tornou-se um dos maiores expoentes do gênero. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e premiado em diversos festivais de cinemas pelo mundo todo, o filme mostrava a situação do desempregado Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), que consegue um emprego como colocador de cartazes. Mas para conseguir o trabalho, ele precisa penhorar objetos de sua casa para poder comprar uma bicicleta.

Entretanto, o veículo de trabalho é roubado, e ele percorre as ruas de Roma a procura de sua bicicleta, sempre acompanhado de seu filho Bruno, papel do pequeno Enzo Staiola.


Lamberto Maggiorani e Enzo Staiola em Ladrões de Bicicleta


O elenco de Ladrões de Bicicletas é composto apenas por atores não profissionais, e Vittorio De Sica escolheu o menino Enzo Staiola, na época com apenas sete anos de idade, devido ao seu olhar triste e seu jeito diferente de caminhar. E apesar de não ter nenhuma experiência como ator, o menino destacou-se com a sensibilidade como acompanhava o drama do pai na trama.


Enzo Staiola nasceu em 15 de novembro de 1939.


Vittorio De Sica e Enzo Staiola


Enzo Staiola


O sucesso do filme fez de Enzo uma celebridade internacional, e Enzo seguiu atuando no cinema italiano, participando de Vulcão de Paixões (Marechiaro, 1949), Vulcano (1950) e O Drama da Linha Branca (Cuori Senza Frontiere, 1950), estrelado por Gina Lollobrigida.


Gina Lollobrigida e Enzo Staiola em  O Drama da Linha Branca

Após atuar em muitos filmes italianos, Staiola trabalhou ao lado de George Raft no filme inglês Façam Seu Jogo Senhores (I'll Get You For This, 1951). Na Inglaterra também fez A Tale of Five Cities (1951), ambos rodados na Itália.


Enzo Staiola e George Raft em Façam Seu Jogo Senhores


Na Itália, ainda atuou em Outros Tempos (Altri Tempi - Zilbaldone n, 1, 1952), Penne Nere (1952), L'ingiusya Condanna (1952) e Buon Viaggio, Pover'uomo (1953) e na França fez parte do elenco de O Regresso de Don Camilo (Le Retourn de Don Camillo, 1953).

Em 1954 ele fez um pequeno papel em Hollywood, gravando uma pequena cena em A Condessa Descalça (The Barefoot Contessa, 1954), aparecendo sentado em um ônibus durante uma cena. E logo depois, abandonou a carreira de ator, aos 15 anos de idade.

Enzo Staiola dedicou-se então a escola, embora tenha voltado para a atuar no capa e espada Spade Senza Bandiera (1961) e novamente em A Moça do Pijama Amarelo (La Ragazza dal Pigiama Giallo, 1977).

Adulto, tornou-se professor de matemática, até se aposentar. Eventualmente, participa de documentários ou festivais de cinemas, normalmente falando sobre De Sica e o neo realismo italiano.



Enzo Staiola atualmente




Veja também: Quem é A Garota da Tocha na Vinheta de Abertura da Columbia




Leia também:  Sophia Loren, os 86 anos de um ícone do cinema

Leia também:  Claudia Cardinale, a namoradinha da Itália

Leia também: A brasileira Florinda Bolkan, uma estrela internacional

Veja também: Tributo a Cary Grant


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com




Postar um comentário

1 Comentários