Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Vestido usado por Judy Garland em O Mágico de Oz é achado após 50 anos desaparecido


Um vestido usado pela atriz Judy Garland (1922-1969) durante as filmagens do clássico O Mágico de Oz (Wizard of Oz, 1939) foi achado em uma caixa de sapatos após 50 desaparecido. O mistério em torno do desaparecimento da peça e seu encontro vieram à público por meio de um post no Instagram da Catholic University of America, instituição universitária do estado norte-americano de Washington para a qual a peça foi doada em 1972.

Os responsáveis pela universidade compartilharam um álbum com duas fotos mostrando o estado atual do vestido, ainda bastante conservado. Uma terceira foto consiste no registro da doação do vestido aos arquivos da instituição, sendo entregue pela atriz Mercedes McCambridge (1916-2004), professora do curso de artes dramática na época, ao então diretor da Catholic University of America, reverendo Gilbert Hartke.


A atriz Mercedes McCambridge doando o vestido a instituição

Os assessores da universidade revelaram que o vestido foi encontrado por Matt Ripa, coordenador de operações da instituição, após ele decidir revirar as instalações da para encontrar o figurino e solucionar o mistério. Eu olhei nos nossos arquivos, em armários no nosso galpão e nenhum sinal, achava que era uma lenda”, contou Ripa.

Ele então achou uma caixa em cima do armário de correspondências da universidade: “Eu fiquei curioso para ver o que tinha dentro, abri a caixa e dentro dela tinha uma caixa de sapato na qual estava o vestido. Não acreditei. Desnecessário dizer que encontrei muitas coisas interessantes por aqui ao longo dos anos, mas essa foi a cereja do bolo”.

Após o vestido ser encontrado, ele foi enviado a Ryan Lintelman, funcionário do Museu Smithsonian, especializado em cinema que confirmou a autenticidade do vestido. Lintelman afirmou que teve certeza que se trata de um dos vestidos usados por Garland em O Mágico de Oz graças a alguns detalhes presentes na peça: Todos os vestidos [do filme] têm certas características verificáveis: um 'bolso secreto' no lado direito da saia para o lenço de Dorothy e 'Judy Garland' escrito à mão em uma caligrafia específica da pessoa que etiquetou todos os vestidos”, explicou o profissional.

Durante os anos que o vestido ficou perdido, o azul original acabou desbotando, e a blusa branca ficou amarelada, devido ao armazenamento sem os devidos cuidados.





Segundo os assessores da Catholic University of America, o vestido será armazenado e exposto nos arquivos da universidade para acesso do público e dos alunos da instituição.

Dirigido pelo cineasta Victor Fleming (1889-1949), O Mágico de Oz concorreu a cinco Oscar em 1940, incluindo melhor filme, e ficou com duas estatuetas, melhor trilha sonora original e melhor canção original (Over the Rainbow).






Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Postar um comentário

0 Comentários