Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por Onde Anda? Soleil Moon Frye, a Punky Brewester

Na década de 80 a série de televisão Punky, a Levada da Breca (Punky Brewester, 1984-1988) foi um sucesso de audiência na programação do SBT. Punky, a menina orfã interpretada pela atriz Soleil Moon Frye caiu no gosto do público brasileiro.

Relembre a abertura de Punky, a Levada da Breca

   

Nascida em 06 de agosto de 1976, Soleil Moon Frye tinha apenas 8 anos quando protagonizou a série de TV produzida pela NBC. Filha do ator Virgil Frye e de uma agente de talentos, ela já era uma veterana no entretenimento, tendo estreado como modelo mirim aos 2 anos de idade. 

Seus pais se separaram quando ela tinha 2 anos, e Soleil tem dois meio irmãos por parte de pai, os também atores Sean Frye e Meeno Peluce. Peluce é conhecido no Brasil por estrelar a série Voyagers! os Viajantes do Tempo (Voyagers!, 1982-1983), ao lado do trágico galã Jon-Erick Hexum (leia mais sobre ele aqui).

Meeno Peluci e Jon-Erick Hexum

Soleil estreou como atriz no telefilme Crianças Adotadas (Missing Children: A Mother's Story, 1982), e no ano seguinte atuou em mais dois telefilmes, além de participar de um episódio da série CHiPs.

Até 1985, fez outros telefilmes, e participou como convidada de algumas séries de televisão, como a série Arnold. Neste mesmo ano ela derrotou outras 3000 mil meninas na seleção de elenco para interpretar Penelope "Punky" Brewester, na série Punky, a Levada da Breca. Melissa Joan Hart, com quem ela trabalharia posteriormente, foi uma das muitas candidatas recusadas para o papel.

A série não atingiu os níveis de audiência desejados, mas era a mais vista entre as crianças norte-americanas de 6 a 11 anos de idade. Ao longo das temporadas, Soleil tornou-se uma celebridade entre o público mirim, e o programa aproveitou sua popularidade para passar mensagens edificantes, como a campanha anti drogas "saiba dizer não".

Também foi produzido um desenho animado com a personagem, desta vez sem sem Arthur, seu pai adotivo (papel de George Gaynes).


Após quatro temporadas, a série foi cancelada em 1988. Soleil continuou atuando, mas com menos frequência, para terminar seus estudos. Ela fez uma participação na série Anos Incríveis (The Wonder Years) e Galera do Barulho (Saved By The Bell).

Soleil Moon Frye em Anos Incríveis

Ela também atuou em filmes como Clube dos Mentirosos (The Liar's Club, 1993) e Piranha (Idem, 1995), e começou a trabalhar como dubladora, emprestando a sua voz para diversas animações.

Em 1998 também tornou-se diretora, dirigindo Wild Horses (1998), no qual também atuou. Em 2004 ela realizaria o documentário Sonny Boy (2004), onde relatava sua relação conturbada com o pai, e a tentativa de reaproximação, após ele ser diagnosticado com Alzheimer. O filme foi premiado como Melhor Documentário no Festival de San Diego.

Soleil Moon Frye e o pai, Virgil Frye

Em 1999 ela fez uma comentada participação na série de TV Friends, interpretando uma namorada de Joey, que adorava dar socos como forma de "carinho".

Soleil Moon Frye em Friends

Entre 2000 e 2003 ela interpretou a colega de quarto de Melissa Joan Hart na série Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira (Sabrina the Teenage Witch).

Soleil Moon Frye, a esquerda, em Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira

Desde então tem trabalhado mais como dubladora, sendo mais reconhecida por dublar Jade na séries de desenhos Bratz, que inclui também alguns longa-metragens de animação.

Casada com o produtor Jason Goldberg desde 1998, ela tem quatro filhos. Paralelamente a carreira de atriz, montou uma loja de roupas para crianças e tem um blog onde escreve sobre maternidade, questões femininas e educação infantil. Também lançou um livro biográfico em 2011 e trabalhou como apresentadora no canal de Oprah Winfrey.

Soleil Moon Frye com os filhos

Em 2021 ela atuou em um remake de Punky, a Levada da Breca, chamado Punky Brewster (2021), onde retomou seu famoso o papel, agora como uma mãe solteira. A atriz Cherrie Johnson também retornou ao elenco da série, produzida pela UPC.

Cherrie Johnson, Soleil Moon Frye e as crianças do elenco do novo seriado Punky Brewester

Soleil Moon Frye e Cherrie Johnson, antes e depois


Soleil Moon Frye em Punky Brewester


Ela também esteve no elenco do filme Rastros de Um Crime (The Cleaner, 2021), e atualmente está dublando a animação A Família Radical: Maior e Melhor (The Pround Family: Louder and Prouder, 2022), da Disney.


Veja Também: Antes e Depois do Elenco de
Punky, a Levada da Breca





Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com


Postar um comentário

0 Comentários