Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Daria Halprin e Mark Frechette, os astros de Zabriskie Point


Zabriskie Point (Idem, 1970) foi o segundo dos três filmes feitos pelo cineasta italiano Michelangelo Antonioni nos Estados Unidos. 

A obra mostra o movimento da contra-cultura norte-americana da década de 60 e 70, e foi estrelado por Daria Halprin e Mark Frechette, ambos sem experiências artísticas anteriores.

Em 1966 Antonioni estava nos Estados Unidos, filmando Blow Up - Depois Daquele Beijo (Blow Up, 1966), quando leu um artigo sobre um jovem que roubou um aeroplano e foi morto tentando voltar para o Arizona. O artigo o inspirou a fazer Zabriskie Point. Antonioni escreveu o esboço da história e contratou o jovem Sam Shepard para fazer o roteiro, que ainda teve colaboração de Franco Rossetti e Clare Peploe (esposa de Bernardo Bertolucci). 

Carlo Ponti produziu a obra, que foi filmada pela MGM. Na América, Antônioni ainda faria Profissão: Repórter (Professione: Reporter, 1975).

E embora o filme contasse com um elenco de veteranos, como G. D. Spradlin, Rod Taylor (de Os Pássaros) e Paul Fix, antigo instrutor de atuação de John Wayne, o diretor queria rostos novos para a produção, que contava a vida de jovens idealistas que moravam em uma comunidade hippie.

O produtor do filme viu Mark Frechette na rua, discutindo com uma mulher. Ele era carpinteiro na época, e estava em uma sacada discutindo com uma mulher que estava no ponto de ônibus. Exaltado, Frechette jogou um vaso de plantas contra ela, mas não a acertou.

O rapaz foi levado a Antonioni, e foi apresentado como "ele tem vinte e odeia". Foi o suficiente para o diretor escalar o jovem, que havia largado a escola e já havia sido preso algumas vezes por pequenos delitos, e internado por problemas emocionais em outras tantas ocasiões.

Mark Ernest Frechette nasceu em Boston, em 04 de dezembro de 1947. Ele recebeu 60 mil pelo trabalho, e doou todo o seu cachê para a comunidade hippie de Mel Lyman, que havia recusado o seu ingresso anteriormente.

Mark Frechette

Daria Halprin era filha do arquiteto Lawrence Halprin e da bailarina Anna Halprin. Ela largou a faculdade de antropologia para estrear no cinema em Zabriskie Point.

Nascida em 30 de dezembro de 1948, seu nome completo é Daria Schuman Halprin.

Daria Haplrin

O filme ainda tem participação da ativista política Kathleen Cleaver, membro dos Panteras Negras, e figuração de Harrison Ford, em começo de carreira.

Interpretando a si mesmo, também aparece no filme o veterano boxeador Johnny Wilson, campeão mundial de pesos-médios entre 1920 e 1923, em sua única incursão no cinema.

Johnny Wilson na década de 1920


Durante as filmagens, Frechette e Antonioni brigaram muito devido ao roteiro da obra. E o casal de protagonistas, cujos personagens foram chamados de Mark e Daria também no filme, viveram um romance.

Ao término da produção, eles foram viver juntos em uma comunidade hippie. Mas o casal se separou pouco tempo depois, e Daria Halprin deixou a comunidade. Ela ainda atuou em O Arquivo Secreto (The Jersulaem File, 1972), mas deixou a carreira de atriz. Entre 1972 e 1976 foi casada com o ator Dennis Hopper, com quem teve um filho.

Dennis Hopper e Daria Halprin

Depois de parar de atuar, passou a dedicar-se ao ensino da dança e ao estudo do corpo e movimento. Atualmente é poeta, professora, escritora e terapeuta. Em 1978, fundou o Estúdio Tamalpa, onde trabalha até hoje.

Daria é filha da bailarina e coreógrafa Anna Halprin, que morreu em 2021, aos 100 anos de idade. 

Daria Halprin, atualmente

Mark Frechette, após Zambriskie Point, ainda atuou em A Vontade de Um General (Uomini Contro, 1970) e La Grande Scrofa Nera (1971), ambos feitos na Itália.

Mark Frechette em A Vontade de Um General 

Em 1973 ele foi preso após um assalto a banco. Seu cúmplice foi morto pela polícia durante a ação. Ao ser preso, declarou que o assalto "seria como um ataque direto a tudo que está sufocando o país até a morte."

Dois anos depois, ele morreu na prisão em 27 de setembro de 1975. Frechette estava fazendo musculação, quando a barra com 50 quilos de peso que levantava caiu sobre seu pescoço. Ele tinha apenas 27 anos de idade. Embora considerada como acidental, muitos suspeitam que ele possa ter sido morto por desafetos da prisão.


Zambriskie Point teve problemas com censura, e como todos os filmes norte-americanos de Antonioni, não deu bom resultados de bilheteria, fazendo com que a MGM rompesse o contrato com o diretor.

Porém, hoje os três filmes da trilogia americana, são considerados clássicos do cinema.

Leia também:  Morre o ator Peter Fonda



Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Michael Carvalho Silva9 de janeiro de 2022 às 04:29

    Daria Halprin foi uma atriz americana lindíssima e angelical ao extremo dona de uma beleza etérea e celestial que deixava qualquer Judi Bowker ou Olivia Hussey da vida literalmente no chinelo.

    ResponderExcluir
  2. Blow up foi feito na Inglaterra.

    ResponderExcluir