Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Esses Populares Tão Desconhecidos: Ambrose Schindler, um dos últimos remanescentes de O Mágico de Oz (1939)


O Mágico de Oz (Wizard of Oz, 1939) é um dos maiores e mais cultuados clássicos do cinema, e projetou mundialmente o nome da atriz Judy Garland.

A super produção da MGM contou com milhares de profissionais, na frente e atrás das câmeras. Muitos deles, obviamente nunca se tornaram famosos, mas isto não quer dizer que não merecem reconhecimento.

Um desses "anônimos" do filme foi Ambrose Schindler, um dos mais longevos profissionais desta obra prima do cinema. Mas afinal, quem foi Ambrose Schindler?

Nascido em Mission Hills, na Califórnia, em 21 de abril de 1917, Parks Ambrose Schindler. Schindler, apesar de atuar no filme, não era ator, mas sim um lendário jogador de futebol americano da década de 30.


O quarterbacker do Trojan USC foi o capitão do time em 1939. No Superbowl de 1940, seu time foi o vencedor do torneio graças a Schindler, que virou o jogo nos segundo finais da partida. Mas apesar da fama, ele nunca jogou pela National Football League, preferindo representar times universitários. Na época, a bolsa de estudos e a garantia de um diploma universitário, eram uma garantia de estabilidade financeira melhor do que ser um profissional da NFL.


Em 1938, quando a MGM começou a produzir O Mágico de Oz, Buddy Ebsen foi originalmente escalado para interpretar o Homem de Lata. Mas o ator sofreu uma reação alérgica a maquiagem prateada (feita a base de alumínio) e precisou ficar muitos meses internado. Ebsen então foi substituído por Jack Haley.

 Buddy Ebsen, como O Homem de Lata

Jack Haley, o Homem de Lata que conhecemos

Haley recebeu uma maquiagem diferente, menos tóxica, mas mesmo assim tinha dificuldade com a roupa do personagem, feita de placas de metal. Nos intervalos de filmagem, devido a complexidade do traje, Haley precisa descansar em pé, escorado, pois não conseguia sentar devido a vestimenta. A MGM então procurou alguém com um porte físico capaz de suportar a pesada fantasia, e recorreu ao  atlético jogador Ambrose Schindler.

Ambrose Schindler em O Mágico de Oz

Schindler foi o dublê de Jack Haley nas cenas que exigiam maior esforço físico. Assim ele contribuiu para um  dos filmes mais amados da história do cinema, embora seja desconhecido do público. Ele também desempenhou outro papel no filme, novamente com o rosto coberto, interpretando Wickie, um dos guardas de Oz.

Ambrose Schindler, como Wikie (o primeiro a esquerda)

Após esta experiência ele ainda fez pequenos papéis nos filmes A Pequena do Marujo (Sailot's Lady, 1940) e Yesterday's Heroes (1940). Mas logo abandonou o cinema para lutar na Segunda Guerra Mundial.

Após retornar do conflito, tornou-se técnico de futebol. Ele foi introduzido no Hall da Fama de San Diego Hall of Champions em 1973, no USC Athletic Hall of Fame em 1997, e no Rose Bowl Hall of Fame em 2002.

O atleta e ator eventual também era fã de ciclismo e surf, atividade que praticou até os 75 anos de idade.


Ambrose Schindler surfando (a direita)

Ambrose Schindler faleceu em 30 de dezembro de 2018, aos 101 anos de idade. Porém, sua morte só foi divulgada em abril de 2019.




Após a morte de Schiler e de Jerry Maren, apenas a atriz Caren Marsh (a dublê de Judy Garland) e cinco crianças que interpretaram munchikns no elenco do filme ainda estão entre nós.



Veja também: Quem é A Garota da Tocha na Vinheta de Abertura da Columbia

Leia também:  O enigmático Yul Brynner


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

0 Comentários