Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Ator John McEnery, o Mercutio de Romeu e Julieta, morre aos 75 anos


Morreu o ator inglês John McEnery, que interpretou o personagem Mercutio, o melhor amigo de Romeu, no clássico Romeu e Julieta (Romeo and Juliet, 1968), de Franco Zefirelli.

Nascido em Birmingham, em 01 de novembro de 1943, McEnery frequentou a tradicional escola de teatro Old Vic School, estreando nos palcos aos 20 anos de idade.

Sua estréia no cinema foi em Othello (1965), estrelado por Laurence Olivier, mas seu papel mais lembrado é sem dúvida o personagem Mercutio (Marte, no Brasil), o melhor amigo e Romeu (papel de Leonard Whiting) em Romeu e Julieta, de 1968. Mercutio morre em um duelo com Teobaldo, o primo de Julieta.

O ator foi indicado ao Bafta de Melhor Ator Coadjuvante por seu desempenho.

Teobaldo (Tybalt) e Mercutio duelando


Com mais de 70 créditos em seu currículo, o ator estrelou os filmes Bartleby (1970), ao lado de Paul Scofield e O Barco Na Relva (Le bateau sur l'herbe, 1971), ao lado de Jean-Pierre Cassel.

 Jean-Pierre Cassel, Claude Jade, e John McEnery O Barco Na Relva

 Entre seus papéis mais importantes também estão o político russo Alexander Kerensky em Nicholas e Alexandra (Nicholas and Alexandra, 1971). Ela ainda atuou em outros filmes importantes como A Terra que o Tempo Esqueceu (The Land That Time Forgot, 1974), Os Duelistas (The Duellists, 1977), Beleza Negra (Black Beauty, 1994) e Hamlet (Idem, 1990), dirigida por Mel Gibson.


Harvey Keitel e John McEnery em Os Duelistas

Anthony Ainley, Keith Barron, Doug McClure, John McEnery, e Susan Penhaligon
em  A Terra Que O Mundo Esqueceu


Embora nunca tenha deixado o cinema, a partir da década de 80 o ator priorizou o trabalho no teatro, tonando-se um dos mais respeitados atores shakespereanos dos palcos londrinos. 

Entre 1973 e 1978 ele foi casado com a atriz Stephanie Beacham, e era irmão do ator Peter McEnery e o fotógrafo David McEnery.

Seu último trabalho no cinema foi em Moça com Brinco de Pérola (Girl with a Pearl Earring, 2003). O ator faleceu no dia 12 de abril, aos 75 anos de idade, mas a causa de sua morte não foi divulgada.



 John Mcenery e Leonard Whiting em Romeu e Julieta


Curta nossa página no Facebook

Se inscreva no nosso canal do Youtube

Postar um comentário

0 Comentários