Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Por onde anda? Lou Diamond Phillips, de La Bamba


Lou Diamond Phillips é um ator filipino, que tem longa carreira no cinema norte-americano. Ele é mais lembrado por intepretar o cantor Richie Valens na cinebiografia La Bamba (Idem, 1987).

 Danielle Von Zerneck e Lou Diamond Phillips em La Bamba

Embora nascido nas Filipinas, em 17 de fevereiro de 1962, o ator é filho de um americano com uma nativa, e foi criado por sua mãe e seu padrasto, no Texas. Seu primeiro trabalho como ator foi como um membro de gangue latino no filme Interface (1985).

Após fazer algumas participações em séries de televisão, ele ganhou sua grande chance no cinema, protagonizando La Bamba (Idem, 1987). No filme, ele vivia o jovem astro do rock Richie Valens, que morreu em um acidente de avião com apenas 17 anos. No mesmo acidente, morreram os cantores Buddy Holly e The Big Booper. (leia mais sobre esta história aqui).

Phillips quase perdeu o papel, pois ao receber o roteiro, seu agente pensou que era uma cinebiografia de Buddy Holly, e Phillips, com aspecto latino, não poderia almejar o papel. Por sorte, seu agente leu melhor o roteiro e viu que na verdade, era um filme sobre o cantor mexicano.

Lou Diamond Phillips, em La Bamba

No ano seguinte estreva nos cinemas o filme O Preço do Desafio (Stand and Deliver, 1988), onde Phillips interpretava um adolescente rebelde, inspirado a mudar de vida pelo professor de matemática, interpretado por Edward James Olmos. Por seu desempenho, Lou Diamond Phillips foi indicado ao Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante. O filme também lançou a atriz Vanessa Marques, que mais tarde faria a série Plantão Médico (E.R.). Vanessa foi morta em 2018 em um confronto policial. (leia sobre isto aqui).

Vanessa Marquez (a primeira a esquerda) e Lou Diamond Phillips (o primeiro a esquerda)
em O Preço do Desafio

Entretanto, o filme havia sido feito antes de La Bamba, mas só foi lançado um ano depois. Em seguida, ao lado de Kiefer Sutherland, Emilio Estevez e Charlie Sheen, ele atuou em Os Jovens Pistoleiros (Young Guns, 1988). Phillips interpretava Jose Chavez y Chavez, um histórico fora-da-lei do Velho Oeste. Ele retornaria ao papel na sequência Os Jovens Pistoleiros (Young Guns II, 1988). Desta vez Charlie Sheen não aparecia no filme, e sim Christian Slater.

Dermot Mulroney, Kiefer Sutherland e Lou Diamond Phillips em Os Jovens Pistoleiros

Apesar do sucesso, sua carreira teve altos e baixos, e o ator geralmente ficou relegado a papéis de latinos, fazendo papéis de indígenas ou criminosos, muitas vezes em filmes de baixo orçamento. Na década de 90 ele também foi vocalista de uma banda, chamada The Pipefitters, que também tinha o ator Miguel Ferrer como integrante. O ator Brandon Lee, amigo de Phillips, era o roadie da banda.

Em 1992 ele estrelou A Sombra do Lobo (Shadow of the Wolf, 1992), ao lado da atriz Jennifer Tilly, com quem ele viveu alguns anos, embora nunca tenham se casado. Antes desse relacionamento, ele havia sido casado com a assistente de direção Julie Cypher, entre 1987 e 1990.

Entre seus principais filmes estão Coragem Sobre Fogo (Corage Under Fire, 1996), Tiro e Queda (The Big Hit, 1998), Che (Idem, 2008) e Os 33 (The 33, 2015). Neste último, ele interpretava um dos mineiros chilenos presos na mina soterrada em 2010.

Lou Diamond Phillips em Os 33

 Em 1996 ele fez sua estréia na Broadway, protagonizando O Rei e Eu (The King and I, 1996), interpretando o papel imortalizado por Yul Brynner. Por seu desempenho, ele foi indicado ao prêmio Tony. Em 2007 ele protagonizou Camelot, vivendo o Rei Arthur. Em 2014 ele voltou ao papel do rei do Sião em O Rei e Eu, substituindo o ator Jason Scott Lee.

 Lou Diamond Phillips em O Rei e Eu

Na televisão, ele teve papéis fixos nas séries George Lopez (2002-2004) e interpretou o agente Mark DeSalvo na primeira temporada de 24 Horas (24 hours), estrelada por seu amigo Kiefer Sutherland

 Lou Diamond Phillips e Kiefer Sutherland em 24 Horas

Em 2009 Lou Diamond Phillips venceu a edição do reality show I'm a Celebrity, Ger Me Out of Here (Eu sou uma celebridade, me tirem daqui!), espécie de No Limite, mas com famosos. Nesta edição também participaram o ator Stephen Baldwin e a top model Janice Dickison. Em 2012 ele também participou do reality show de culinária Rachael vs. Guy: Celebrity Cook-Off. Ele também venceu este programa.
 
Ele também teve bons papéis na televisão, como na série Numb3rs (2005-2010) e foi co-protagonista da série Longmire, o Xerife (Longmire, 2012-2017). Phillips interpretou Henry Standing Bear, um nativo americano, que é o melhor amigo do xerife Longmire.

 Lou Diamond Phillips em Longmire, o Xerife


Também jogador de poker, ele ganhou 36 mil dólares no torneio Texas State Poker Championship, em 2009.

Desde 2007 ele é casado com a maquiadora
Yvonne Boismier e dedica seu tempo também a programas sociais. Ele é defensor da equalidade filipina, que briga para que os veteranos filipinos da Segunda Guerra Mundial tenham os memos benefícios que os demais veteranos nos Estados Unidos. Ele também é defensor das comunidades indígenas, sendo ele mesmo descendente de índios Cherokee por parte de mãe. Lou Diamond Phillips também é membro de uma organização que combate o racismo.

Ainda atuando, tem feito mais trabalhos na televisão, tendo atuado nas séries Blue Bloods (2018-2020) e Prodigal Son (2019-2020). Também dublou a animação Elena de Avalor (Elena of Avalor, 2016-2019) e fez uma participação na série A Faxineira (The Cleaning Lady), em 2022.

Atualmente, Lou Diamond Phillips está no elenco de Os Jovens Pistoleiros 3, que deve ser lançado em breve.

Lou Diamond Phillips em Prodigal Son

Lou Diamond Phillips e a esposa






Veja também: Os Atores que Interpretaram ET, o Extraterrestre





Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

0 Comentários