Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Morre o ator Robert Wolders, de Laredo e companheiro de Audrey Hepburn


Morreu aos 81 anos o ator Robert Wolders, que interpretou Erik Hunter na série de televisão Laredo (1965-1967). Ele também era conhecido pelos relacionamentos amorosos, tendo sido casado com a atriz Merle Oberon, e posteriormente namorado Audrey Hepburn, até sua morte em 1993.


Robert Wolders nasceu em 28 de setembro de 1936, em Roterdã, Holanda. Sua mãe era atriz, e ela o estimulou a ir para os Estados Unidos e matricular-se na Universidade de Rochester. Depois, Robert estudou atuação na Academia Americana de Artes Dramáticas em Nova York.

Ele estreou no cinema ainda na Europa, atuando como figurante em Julieta dos Espíritos (Giulietta degli Spiriti, 1965), de Federico Fellini.

Seu primeiro trabalho nos Estados Unidos foi em um episódio da série Flipper (Idem), em 1965. Após fazer algumas participações em séries de televisão, ganhou um papel no remake de Beau Geste (Idem, 1966), estrelado por Guy Stockwell, Doug McClure, Leslie Nielsen e Telly Savallas. Wolders fazia o soldado francês Fouchet.

Em Beau Geste

Em seguida atuou em outro filme de guerra, Tobruk (1967), estrelado por Rock Hudson.

Nigel Green, Rock Hudson, George Peppard e Robert Wolders em Tobruk

Em 1966 ele foi convidado para ingressar no elenco de Laredo, que já estava indo para a segunda temporada.  Produzida pela Universal, mesmo estúdio onde ele fez seus dois primeiros filmes, a série havia surgido a partir do do episódio "We've Lost a Train", na série O Homem de Virginia (The Virginian). Em uma época que os faroestes encantavam na televisão, Laredo trouxe uma abordagem cômica ao gênero, mostrando a rotina de patrulheiros do Oeste, os Texas Rangers da cidade de Laredo. Robert Wolders ingressou na segunda temporada, interpretando o exótico Eric Hunter, que falava com sotaque e usava roupas coloridas e espalhafatosas, "uma combinação de Errol Flynn, 007 e Casanova", definiu o ator sobre sua personagem.

Apesar do sucesso (Laredo foi exibida inicialmente na TV Record, no Brasil), a série foi cancelada em 1967, após 56 episódios produzidos.

Laredo

Após o cancelamento da série, voltou a fazer participações em seriados televisivos, como O Agente da UNCLE (The Man from U.N.C.L.E.), Os Audaciosos (The Name of the Game) e A Feiticeira (The Bewitched).

Em 1970 atuou em Kemek (1970) uma produção alemã, depois retornou a Universal, onde filmou Os Comandos Atacam Rommel (Raid on Rommel, 1971), um dos últimos filmes dirigido por Henry Hathaway.

Depois filmou Interval (1973), último filme da atriz Merle Oberon. Oberon já tinha 62 anos, e Wolders tinha 37. Eles se apaixonaram durante as filmagens, e casaram-se em 3 de janeiro de 1975. A imprensa da época fez um verdadeiro escândalo devido a diferença de idade do casal.

Merle Oberon e Robert Wolders em Interval

A repercussão foi ainda maior quando em 1975, ele abandonou a carreira de ator. Eles ficaram casados até a morte de Oberon, em 23 de novembro de 1979, vítima de um AVC.

Em 1980 ele conheceu a atriz Audrey Hepburn, que estava se divorciando do psiquiatra Andrea Dotti. Eles começaram a namorar,e o relacionamento duraria até a morte da atriz em 1993.

Em 1989, durante uma entrevista a Barbara Walters ela declarou "Tenho um homem maravilhoso na minha vida, eu tenho o meu Robert. Temos muita coisa em comum, ele é tão bom para mim, ele cuida de mim. Ele me dá uma sensação maravilhosa de que estou protegida e de que sou a coisa mais importante na vida dele."

Hebpburn era embaixadora da UNICEF, e Wolders a acompanhou em muitas missões de caridade, incluindo a última feita pela atriz, na Somália, em 1992.

Audrey Hepburn e Robert Wolders

Após a morte da atriz, ele continuou seus projetos humanitários, fazendo parte do conselho administrativo do Fundo para Crianças Audrey Hepburn. Foi a diretora da fundação, Ellen Fontana, quem divulgou a morte do ator, ocorrida no dia 12 de julho de 2018, Ellen porém não deu informações sobre a causa da morte, declarando apenas que ele morreu "cercado por uma família amorosa". O ator tinha 81 anos de idade.

Depois da morte de Audrey Robert Wolders ainda namorou a estrela francesa Leslie Caron e em seguida teve um relacionamento de duas décadas com Shirlee Fonda, viúva do ator Henry Fonda. 

Wolders, Shirlee Fonda e Jane Fonda em 2016

Postar um comentário

0 Comentários