Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Esses Populares Tão Desconhecidos: Bill Lee, o verdadeiro cantor de Edelweiss


O musical A Noviça Rebelde (The Sound of Music, 1964), entrou para a história do cinema e suas canções são cantadas e lembradas até os dias de hoje. No filme, alguns números musicais são interpretados pelo ator Christopher Plummer, o Capitão Von Trapp, que entre outras canções interpreta Edelweiss, de Richard Rodgers.


Porém não é a voz de Plummer que vemos no filme, mas sim do cantor Bill Lee. Era muito comum em Hollywood contratar cantores para dublar os grandes astros. Estes artistas nunca eram creditados, para não estragar "a magia do cinema", e muitas vezes suas carreiras eram ofuscadas, para que apenas suas vozes aparecessem.



Bill Lee nasceu em Nebraska, em 21 de agosto de 1916. Ele iniciou-se na música como trombonista, mas na faculdade acabou ingressando em vários grupos vocais. Durante a Segunda Guerra Mundial ele serviu na Marinha, e após dar baixa, mudou-se para Hollywood, em busca de emprego.

Foi cantando jingles que ele iniciou sua carreira profissional e seu primeiro trabalho no cinema foi dublando Ricardo Montalbán em Numa Ilha Com Você (On an Island With You, 1948). Bill Lee dublou diversos artistas em muitos musicais famosos.

Dentre alguns de seus trabalhos, podemos citar que ele emprestou a voz para Vittorio Gassman em México dos Meus Amores (Sombrero, 1953), para Gower Champion em Procura-se Uma Estrela (Give a Girl a Break, 1953), para Jack Larson em Uma Garota de Sorte (Three Sailors and a Girl, 1953), George Reeves em A Odisseia do Oeste (Westward Ho, The Wagons!, 1965), Matt Matox em Sete Noivas Para Sete Irmãos (Seven Brides for Seven Brothers, 1954), John Kerr em No Sul do Pacífico (South Pacific, 1958) e John Gavin em Positivamente Millie (Thorougly Modern Millie, 1967). Além, claro, de ter dublado Christopher Plummer em todos os números musicais de A Noviça Rebelde (The Sound Of Music, 1964).

George Reeves dublando a voz de Bill Lee

Bill Lee também fez parte do quarteto vocal The Mellomen, fundado por Thrul Ravenscroft. Com o grupo, fez algumas das suas raras aparições em frente as câmeras. O quarteto fez um número musical em Música e Lágrimas (The Glenn Miller Story, 1954) e fez um dueto com Elvis Presley em Loiras, Morenas e Ruivas (It Happened at the World's Fair, 1963).




Em 1951 ele foi contratado pela Disney, onde dublou diversos personagens, e cantou em vários números musicais. Ele também deu voz ao carneiro Ram em Mary Poppins (Idem, 1965). Também trabalhou em outros estúdios de animação, e era dele a voz quem ouvíamos quando o Zé Colmeia cantava.



Para a Disney, também emprestou a voz para o Pateta, mas apenas em discos lançados para as crianças.

Ram, o carneiro

Bill Lee também é o cantor da música de abertura de Batmasterson, que no Brasil foi gravada por Carlos Gonzaga.


Em 1965 Bill Lee fez seu único trabalho em frente as câmeras sem os The Mellomen, quando interpretou o pai de Cinderella em um filme feito para a televisão. Bill Lee chegou a gravar alguns discos, mas em gravadoras pequenas.

Bill Lee em Cinderella




Sua filha Diana Lee também é cantora e dubladora de artistas, ela emprestou sua voz, entre outros trabalhos, para Samantha Eggar em O Fabuloso Doutor Dolittle (Doctor Dolittle, 1967).

Bill Lee morreu de um tumor no cérebro em 15 de novembro de 1980, aos 64 anos de idade.






Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

0 Comentários