Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Ken Kercheval, astro da série Dallas, morre aos 83 anos



Ken Kercheval, que interpretou o personagem Cliff Barnes, o maior rival de JR Ewing (papel de Larry Hagman) na série de televisão Dallas (Idem, 1978 - 1991), faleceu no dia 21 de abril, aos 83 anos de idade.


Kenneth Marine Kercheval nasceu em Wolcottville, Indiana, em 15 de julho de 1935. Ele estudou interpretação na Universidade Pacific in Stockon, na Califórnia, e estreou como ator na Broadway em 1962.



Em 1966 fez seu primeiro trabalho na televisão, atuando em episódio da série Cidade Nua (Naked City). Seria na televisão que ele ficaria mais conhecido, tendo atuando em diversas produções feitas para o veículo.

Sua estreia no cinema foi no filme O Despertar Amargo (Pretty Poison, 1968), estrelado por Anthony Perkins e Tuesday Weld. No cinema, atuou em Uma Sombra Me Persegue (Cover Me Babe, 1970), Um Homem em Fuga (Rabbit, Run, 1970), Esquadrão Implacável (The Seven-Ups, 1973) e Rede de Intrigas (Network, 1976).

Roy Scheider, Jerry Leon, Victor Arnold,  e Ken Kercheval em Esquadrão Implacável


Em 1978 ele passou a fazer parte da série Dallas (Idem, 1978 - 1991), como o milionário do ramo do petróleo Cliff Barnes, o arquinimigo de JR Ewing, papel de Larry Hagman, o antigo Major Nelson de Jeannie é um Gênio (I Dream of Jeannie).

 Larry Hagman e Ken Kercheval

Dallas viria a ser um dos maiores fenômenos de audiência da televisão americana, além de um dos seriados mais longos da história da televisão. Criada por David Jacobs, o programa foi exibido em 130 países, e em quase todos eles repetiu o sucesso alcançado em seu país de origem. 

Dallas estreou no Brasil no inicio da década de 1980, sendo exibida pela Rede Globo, o seriado ganhou espaço fixo na grade da emissora nas noites de domingo, logo depois do Fantástico. A emissora exibiu Dallas até 1989, que depois passou a fazer parte da programação da TV Bandeirantes, até 1992.

Em 1980, o episódio que revelou quem atirou em Ewing (do qual Kercheval era um dos principais suspeitos) bateu recordes de audiência nos Estados Unidos, sendo até hoje o segundo programa mais visto da história da televisão norte-americana.

Apenas Larry Hagman e Ken Kercheval participaram de todas as 14 temporadas da série.

Após o fim de Dallas, o ator participou do filme Jeannie ainda é um Gênio (I Still Dream of Jeannie, 1991), que trazia Barbara Eden e Bill Daily de volta aos papéis que os eternizaram na série Jeannie é Um Gênio. Curiosamente, Larry Hagman, o Major Nelson, não participou do filme, que justificou sua ausência dizendo que o astronauta estava em uma missão.

Em 1996 ele retornou ao papel de Cliff Barnes no telefilme Dallas: O Retorno de J.R. (Dallas: J.R. Returns, 1996), desta vez trabalhando novamente com Hagman. O elenco da série se reuniria novamente no filme Dallas: War of the Ewings (1998).

Durante este período, o ator fez poucos filmes, como o infantil Rusty - O Grande Resgate (Rusty: A Dog's Tale, 1998). Mas participou de inúmeras séries de TV.

Entre 2012 e 2014 ele voltou a interprar Cliff Barnes no retorno da série Dallas, mas a nova produção não repetiu o sucesso do passado.

 Ken Kercheval e Linda Gay no retorno de Dallas

O ator havia acado de filmar a comédia Surviving in L.A. (2019), quando foi internado com pneumonia. Infelizmente, ele não resistiu ao tratamento, falecendo no dia 21 de abril, aos 83 anos de idade.



Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

Postar um comentário

0 Comentários