Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

A luta de Hattie McDaniel para viver em sua própria casa


Hattie McDaniel entrou para a história do cinema ao tornar-se a primeira artista negra a vencer um Oscar. Ela foi agraciada com o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em ...E O Vento Levou (... Gone With the Wind, 1939). 

Mas mesmo tendo recebido um dos prêmios mais importantes da indústria cinematográfica, as coisas não eram fáceis para a atriz. Ela não pode assistir a estreia do filme que a consagrara no cinema, porque este estreou em um cinema em Atlanta, onde não eram permitidas a entrada de pessoas negras. Assim como ela, Butterfly McQueen e todo o elenco negro do filme foram barrados da sessão.
Criticada até por algumas pessoas da comunidade negra, por na maior parte das vezes ter interpretado empregadas domésticas, respondia "o que eu podia fazer? Nunca me ofereceram o papel de Scarlet O'Hara".

Alguns anos após vencer o Oscar, a atriz teve que brigar judicialmente para poder viver em sua própria casa. Em 1938 ela havia comprado uma residência no 2203 Harvard St,. no distrito de West Adams, uma região de casas de alto padrão, nas colinas de Los Angeles.

Hattie McDaniel em sua casa

Em 1945 seus vizinhos entraram com um processo, exigindo o despejo da atriz e de outros moradores do bairro, alegando que o local era exclusivo para brancos. Usaram como base a lei a segregação racial, em vigor nos Estados Unidos desde 1917.
O processo se estendeu até 1948, quando enfim o juiz Thurmond Clarke deu a atriz o ganho da causa. Em sua sentença ele proferiu: "É hora de os membros da raça negra serem concedidos, sem reservas ou evasões, os plenos direitos garantidos pela 14ª Emenda à Constituição Federal. Os juízes têm evitado a questão real por muito tempo. (...) Certamente não houve discriminação contra a raça negra quando se tratou de chamar seus membros para morrer no campo de batalha em defesa deste país"
A batalha judicial abriu procedentes legais para evitar o despejo de outros moradores negros dos bairros que habitavam, o que passou a ser ilegal a partir de 1949.
A atriz permaneceu morando na casa até a sua morte, em 1952.
A casa ainda existe, sendo hoje abitada por outra família.

A casa que pertenceu a Hattie McDaniel, atualmente

Curiosidade: Sabia que a atriz quase não ficou com o papel de Mammy em ...E o Vento Levou? Ela disputou o papel com outra atriz chamada Hattie, Hattie Noel. Conheça a história de Hattie Noel, uma pioneira esquecida e injustiçada, aqui.









Leia também: O Retorno da Pioneira Leslie Uggams
Leia também: Butterfly McQueen, muito além da Prissy



Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Postar um comentário

0 Comentários