Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Hattie Noel poderia ter sido a primeira atriz negra a ganhar um Oscar?






Hattie McDaniel foi a primeira atriz negra a ganhar um Oscar, pelo papel de Mammy em ...E o Vento Levou (Gone With the Wind, 1939). Mas Hattie por pouco não perdeu o papel para uma xará, a atriz Hattie Noel.

Nascida em 1893, Hattie Noel é hoje uma atriz praticamente esquecida e pouco sabemos sobre sua vida. Aos doze anos ela fugiu de casa para juntar-se a uma trupe de artistas itinerantes, e durante duas décadas se apresentou cantando em dançando em espetáculos de Vaudeville

Ela estreou no cinema em um curta-metragem chamado King for a Day (1934), onde interpretou uma empregada, papel que repetiria inúmeras vezes durante sua carreira. A atriz apareceu em dezoito filmes, muitas vezes nem sendo creditada. 





Com o mesmo tipo físico de McDaniel, disputava com a atriz os papéis de criadas nos filmes da década de 30 e 40. Em 1939 fez teste para o papel em ...E o Vento Levou, mas perdeu para a colega, que acabou ganhando o Oscar.


Assista seu teste para E o Vento Levou, contracenando com Paulette Goddard e Jean Arthur, em seus respectivos testes


Certa vez McDaniel foi criticada por sempre aceitar papéis de empregadas, e respondeu as críticas dizendo: "Que papel queriam que eu fizesse? Nunca me ofereceram o papel de Scarlet O'Hara."

Hattie Noel atuou em filmes como As Mulheres (The Women, 1939), Irene (Idem, 1940), Kitty Folie (Idem, 1940), Se Você Fosse Sincera (Lady Be Good, 1941) e Craked Nuts (1941).


Com Mantan Moreland e Mischa Auer em Crackerd Nuts


Em A Lei das Selvas (Law of the Jungle, 1942) conseguiu se livrar do papel de empregada, mas fez outro papel controverso e pejorativo, como uma nativa de uma tribo africana.


Com Mantan Moreland em A Lei das Selvas


Em 1940 foi contratada para o que talvez seja o seu trabalho mais humilhante, o de modelo de movimentos para a hipopótama bailarina da animação Fantasia (Idem, 1940). Hattie Noel foi filmada dançando com uma saia de tutu, e posteriormente este material foi usado para que os animadores  fizessem os desenhos baseados em seus movimentos.






Durante muitos anos os Estúdios Disney negaram tal informação, até que um historiador achou o vídeo original com a atriz posando para a obra.


Com o coreografo George Balanchine posando para Fantasia








Após atuar, como ela mesma em Honeymoon Lodge (1943), a artista abandonou a carreira de atriz, passando a dedicar-se exclusivamente a sua carreira de cantora. Embora tivesse experiência como cantora de jazz, passou a gravar discos com músicas humorísticas, recheadas de duplo sentido. Seus discos fizeram sucesso, obtendo expressivo números de vendas.


Hattie Noel morreu em 13 de novembro de 1969, aos 76 anos.







Joan Blondell e Hattie Noel


Veja também:



 
Leia também: O Retorno da Pioneira Leslie Uggams
Leia também: Butterfly McQueen, muito além da Prissy

Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com



Postar um comentário

0 Comentários