Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Judy Lewis, a filha secreta de Loretta Young e Clark Gable


Loretta Young foi uma das mais populares atrizes das décadas de trinta e quarenta, e era considerada uma das mulheres mais elegantes de Hollywood. Vencedora do Oscar por seu papel em Ambiciosa (The Farmer's Daughter, 1947), Loretta escondeu um dos mais escandalosos segredos de Hollywood até sua morte, em 12 de agosto de 2000.

Poucos meses após a sua morte, a autora Joan Wester publicou uma biografia, encomendada pela atriz, entitulada Forever Young: The Life, Loves and Enduring Faith of a Hollywood Legend. Nela Loretta finalmente admitia uma história que por anos povoava as rodas de fofocas de Hollywood, sua filha adotiva Judy Lewis, na verdade, era filha de Loretta com o ator Clark Gable.


Loretta Young e Judy Lewis

A história é bastante complexa, digna de um roteiro dos maiores dramalhões cinematográficos. Loretta Young estreou no cinema em 1917, aos quatro anos de idade, e chegou a atuar com Rudolph Valentino em O Sheik (The Sheik, 1921), mas foi somente na década de trinta que tornou-se uma estrela.

Quando Young tinha 22 anos, ela conheceu Gable nas filmagens de O Grito das Selvas (The Call of the Wild, 1935). Gable tinha 34 anos e era casado com com Maria Franklin Gable, a segunda de suas quatro esposas.

 Loretta Young e Clak Gable em O Grito das Selvas


Gable se encantou com a atriz, e a chamava de "minha menina", mas Loretta não cedia aos encantos do galã, por ele ser casado.

Após o termino das filmagens, realizadas em Mammoth Lakes (a 500 quilometros de Hollywood), o elenco e a equipe retornavam a Los Angeles em um luxuoso trem dormitório. Gable então entrou no quarto de Loretta, que nove meses depois deu à luz a uma menina, em 06 de novembro de 1935.

Loretta era católica e havia sido criada em uma família bastante conservadora. Por medo de ter sua carreira destruída por estar grávida sem ser casada, escondeu a história. Os estúdios concordaram, e a atriz sumiu da mídia por um ano, a imprensa sabia de sua gravidez, mas concordou em preservar sua imagem para evitar o escândalo. Quando a criança nasceu, ela escreveu um telegrama a Gable dizendo "nasceu uma menina loira, bonita, de olhos azuis, às 8h15m desta manhã".

Gable nunca respondeu. Loretta então fez um gesto extremo, e entregou a menina para a adoção, e retormou sua carreira de atriz. Quando a menina tinha pouco mais de um ano, ela voltou ao orfanato, e adotou legalmente a menina, chamada Judith.

Em 1940 Loretta se casou com o produtor Tom Lewis, e sua filha  passou a ser chamada de Judy Lewis, embora o produtor nunca tenha adotando a menina legalmente.

Loretta Young e Judy Lewis

A semelhança física de Judy com Gable era evidente, o que aumentava ainda mais a desconfiança  de que ela era filha do ator. A menina tinha orelhas de abano proeminentes, assim como o pai. Loretta então passou a esconder as orelhas das menina com penteados e chapéus, e aos sete anos de idade, Judy Lewis foi submetida a uma cirurgia plástica para "corrigir" as orelhas.

Judy Lewis, de chapéu, para esconder as "orelhas do pai"

Gable nunca reconheceu a filha, e a visitou apenas uma vez, quando ela tinha 15 anos de idade. Um dia Judy voltava da escola, quando encontrou Gable na porta de sua casa. Ele a viu, sorriu, deu um beijo em sua testa e foi embora, sem falar nada. Judy na época não sabia da história, e nunca mais voltou a ver o galã de ...E o Vento Levou (Gone With the Wind, 1939).

Na época, Loretta e Gable estavam trabalhando juntos novamente no filme Mulher, A Quanto Obrigas (Key to the City, 1950).

 Clark Gable e Loretta Young em Mulher, A Quanto Obrigas


Em 1956, aos 21 anos de idade, Judy ficou noiva do diretor Joey Tinney, com quem se casou em 1958. Certo dia conversando com o noivo, ele contou que toda Hollywood comentava que ela era filha legítima de Loretta, fruto de um caso extra conjugal com o ator Clark Gable. Chocada, Judy confrontou a mãe, que negou a história, mas admitiu ser sua verdadeira mãe, sem revelar a identidade de seu pai.

Porém, dois anos depois, em 16 de novembro de 1960, Gable faleceu ao 56 anos. Loretta, que já não fazia um filme desde 1953, compareceu em seu funeral. A atriz chamou a atenção por ir vestida de gueixa, com um quimono, peruca e chapéu, e o rosto carregado com uma forte maquiagem, pintado de branco. Talvez, em vão, não quisesse ser reconhecida.

A atriz não demonstrou nenhuma reação. Indagada por uma jornalista por quê estava vestida assim, disse que estava gravando um episódio da sua série de televisão The New Loretta Young Show, e não teve tempo de tirar o figurino (mas nunca foi exibido nenhum episódio onde ela usasse tal caracterização). Loretta pediu para não ser fotografada, e teve seu desejo respeitado pela imprensa.

Ela conversou com alguns colegas, e foi embora, antes do enterro. Ao chegar em casa, contou a verdade a filha.

Em 1958 Judy Lewis estreou como atriz na série televisão Kitty Foyle, que era baseada em um antigo sucesso de Ginger Rogers nos cinemas, e estrelada pela atriz Katleen Murray.


Judy Lewis

Embora tenha tentado seguir a carreira dos pais famosos, Judy nunca emplacou como atriz. Ela atuou como convidada em séries como Perry Mason e Surfside 6, e teve sua melhor oportunidade artística quando interpretou uma personagem fixa na novela General Hospital, entre 1975 e 1978. No cinema, Judy fez poucos filmes, são eles: Operação Bikini (Operation Bikini, 1963), Aeroporto 1975 (Airport, 1974), Thunder in Dixie (1964) e Southern Double Cross (1976).

No final da década de 70 ela desistiu de ser atriz, mas retornou as telas muitos anos depois, atuando em Decisão de Uma Vida (Sarah's Choice, 2009). O enredo do filme era bastante semelhante a sua história de vida, Sarah Collins, fica grávida de um colega de trabalho, e pensa em abortar a criança para não atrapalhar sua carreira. Ela então tem visões de como seria sua vida com e sem a criança. Judy Lewis aparecia no filme como Sarah, já idosa.

Judy Lewis, em pé, a direita, em General Hospital

Após tornar-se uma bem sucedida produtora da série Texas (1980-1982), Judy deixou de vez a vida pública, tornando-se uma respeitável terapeuta familiar. Ele havia se formado em psicologia no final da década de 70.

Em 1994 ela publicou uma biografia, onde revelava que Clark Gable era seu pai. Lorreta Young, na época, desmentiu a filha, embora a história circulasse desde a estreia da ...E o Vento Levou, em 1939.

Clark Gable e Judy Lewis, em comparação

Em 1999 Loretta e Judy deram uma entrevista ao jornalista Larry King. Ao ser perguntada pelo entrevistador sobre a história, Judy confirmou, sendo desmentida por sua mãe no programa.

Em 2000, Loretta Young faleceu aos 87 anos, na casa de sua irmã, a atriz Georgiana Young, que era casada com Ricardo Montalbán. Meses depois, sua confissão veio a público através de uma biografia autorizada. Sempre muito discreta e reservada, Loretta gastou boa parte de sua fortuna fazendo doações para orfanatos e instituições de apoio a mães solteiras.

Judy Lewis faleceu em 25 de novembro de 2011, vítima de um câncer, com 76 anos de idade.

 Judy Lewis e Loretta Young

Em 2015, Linda Lewis, nora de Loretta veio a público com uma nova revelação bombástica. Gable havia estuprado Loretta no vagão do trem em 1935. Pouco antes de morrer, Loretta e a nora assistiam a um programa de televisão, onde foi comentando o termo "date rape" (que caracteriza estupro cometido por uma pessoa que conhece a vítima). Aos prantos, Loretta contou que aquilo havia acontecido com ela. Assustada e humilhada, ela preferiu esconder a história, inclusive da filha.

Loretta pediu para que Linda não contasse a Judy, porque já se sentia culpada suficiente por ter abandonado a menina e simulado sua adoção, além do mais, não queria que ela soubesse que era filha de uma violência, de um abuso sexual. Linda declarou que havia enfim contado a verdade, porque agora Judy, já falecida, não poderia sair machucada com esta história.

Veja também: Tributo a Rita Moreno

Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Muito boa pesquisa histórica. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Loretta Young para mim eh a de Bishop's Wife,ao lado de Cary Grant!Amo o filme e todo fim d eano assisto de novo...Agora...que estoria!E como faz mal o preconceito!!!Aniquila as pessoas!!!Carregam fardos pesados demais!!!Se ainda nao vivemos em total harmonia com a decencia da liberdade de sermos quem somos,ja lutamos bastante e estamos la na frente!!!!Hoje dificilmente eh preciso viver o flagelo que esta mulher atris e sua filha viveram...

    ResponderExcluir
  3. Puxa vida,adora o Clark Gable,quanto mal ele fez a essa pobre mulher.

    ResponderExcluir