Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Dora Luz, de Você Já Foi à Bahia? (1944), morre aos 100 anos


Morreu no dia 12 de julho, a cantora mexicana Dora Luz, que apareceu no clássico de animação Você Já Foi à Bahia? (The Three Caballeros, 1944), dos Estúdios Disney. O filme, que mesclava atores reais com desenhos animados, ficou famoso também pela participação da brasileira Aurora Miranda (irmã de Carmen Miranda) no elenco.



Dora Luz nasceu em 27 de maio de 1918, em Chihuaua, México, e foi uma popular cantora do rádio mexicano nas décadas de 30 e 40, tendo gravado muitos discos, geralmente de boleros. Seus maiores sucessos em disco foram as músicas Falsa, e Prisionero del Mar, gravadas pelo selo RCA Victor.

Após excursionar por casas noturnas no México, iniciou uma turnê pelos Estados Unidos, onde recebeu o apelido de "Mexico's Glamorous Sweetheart of Song". Nos EUA, cantou em importantes casas noturas, hotéis e restaurantes.




Em 1944 Walt Disney lançou um longa metragem de animação chamado Você Já Foi à Bahia? (The Three Caballeros, 1944), que retratava os países da América Latina. Era o tempo da Segunda Guerra Mundial, e Hollywood fazia agrados aos latinos, para terem como aliados durante a guerra, e muitos filmes foram feitos tendo como pano de fundo os países latino americanos.


Você Já Foi à Bahia? foi um deles. O filme mostrava o Pato Donald viajando por países como México, Argentina e Brasil, e tinha como anfitrião os personagens o mexicano Panchito e e o brasileiro Zé Carioca, e mesclava cenas de animação com atores reais, uma técnica revolucionária para a época.

Disney queria Carmen Miranda como a representante brasileira na obra, mas a FOX não liberou a atriz de seu contrato. Optou então por usar sua irmã, Aurora Miranda, também cantora e atriz, e que estava passando uma temporada nos Estados Unidos.

Aurora Miranda no cartaz de Você Já foi à Bahia?

Do México, ele escolheu duas artistas, Carmen Molina (uma dançarina de danças folclóricas) e a cantora Dora Luz. Dora aparecia cantando You Belong to My Hart, versão em inglês do clássico Solamente na Vez de Agustín Lara.

Dora Luz em Você Já Foi à Bahia?

Ela ainda trabalharia com Disney ao gravar a canção para Destino, um projeto inciado pelo produtor em 1945, que contaria com desenhos do artista Salvador Dalí. O pintor surrealista faria os desenhos, e a animação seria incluída no longa Música, Maestro! (Make Mine Music, 1946), mas após alguns testes, o projeto foi abandonado. Porém, em 2003 Roy Disney, sobrinho de Walt, finalizou o projeto, lançando Destino, 57 anos depois de sua ideia original. Roy aproveitou os poucos desenhos feitos por Dalí e a canção de Armando Dominguez (que tem o mesmo nome do desenho) gravada por Dora na época.

Assista Destino

Dora Luz foi casada com o cantor e ator cubano Sergio de Karlo, que atuou com Carmen Miranda na Broadway, e fez alguns filmes em Hollywood. Foi ele quem introduziu a canção Monalisa nos Estados Unidos.

Ela ainda atuou em Su Grand Ilúsion (1945), um musical feito em seu país natal. 

No final da década de 40 ela afastou-se da vida artística. Dora Luz faleceu em 12 de julho de 2018, aos 100 anos de idade.





Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Gostaria que vcs falassem sobre a vida e obra de Aurora Miranda, irmã de Carmem Miranda.

    ResponderExcluir