Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Os irmãos Jinx e Bob Falkenburg, ela atriz e ele o tenista que trouxe ao Brasil a primeira rede de fast food, o Bob's




Em 1951 o tenista norte-americano Robert Falkenburg estava no Rio de Janeiro. Diante do calor de um  40º graus na cidade, ele procurou em vão pelas ruas de Copacabana algum lugar onde pudesse tomar um milk-shake, uma sobremesa típica dos Estados Unidos.

Após vagar pela cidade ele viu no Brasil uma oportunidade de negócios, abrir uma rede de comidas fast food, então inéditas por aqui (mas muito populares nos EUA) e assim no ano seguinte ele criou o Bob's, a primeira rede de lanchonetes a chegar no Brasil. 

Além de milk-shakes, a rede apresentava um cardápio bem norte-americano.

Robert Falkenbug em frente a primeira loja do Bob's, em Ipanema




Mas o que uma rede de lanchonetes tem a ver com uma página dedicada ao cinema? 

Bob Falkenburg, o fundador do Bob's, era irmão da atriz Jinx Falkenburg, uma estrela da Columbia na década de 1940. As curiosidades não param por ai, os irmãos moraram em São Paulo na infância, e estudaram no Colégio Mackenzie, e sempre tiveram longas relações com o Brasil.

Para completar esta história, Bobby Falkenburg II, o filho do tenista, foi casado com a atriz brasileira (nascida na Suíça) Sylvia Bandeira. O casal teve dois filhos.

Sylvia Bandeira e Bobby Falkenburg II

Eugene Lincon Falkenburg, o patriarca da família era engenheiro da Westinghouse, empresa responsável pela construção de hidrelétricas, e junto com a esposa viajam o mundo devido ao seu trabalho. Jinx, a filha mais velha, nasceu em Barcelona, na Espanha. Bob e seu irmão Tom (que também teve uma bem sucedida no tênis) nasceram nos Estados Unidos. 

Eugene e Marguerite Crooks Falkenburg foram transferidos para o Brasil em 1926, e Marguerite, conhecida como "Mickey" uma tenista famosa, chegou a ser campeã de tênis feminino em um torneio em São Paulo, no ano de 1927. Entre idas e vindas, a família fixou residência no país em 1934.

Mickey Falkenburg e os filhos Bob e Ted

Após mais de um ano morando no Brasil, o casal mudou-se para o Chile, e posteriormente fixaram residência na Califórnia. Incentivados pela mãe, os três filhos do casal jogavam tênis no Los Angeles Tennis Club, em Hollywood, que ficava ao lado da casa da família.

Em 1937, com 12 anos de idade, Bob Falkenburg já viajava o mundo disputando partidas de tênis profissionais, e no começo da década de 1940 já era considerado um dos 10 melhores jogadores do mundo. Ele ficou no TOP 10 por 5 anos. Ele foi campeão (duplas) em Wimbledon em 1947, e venceu novamente o campeonato na categoria simples no ano seguinte.



Em 1946 Bob veio participar de um torneio no Brasil, e acabou conhecendo a socialite carioca Lourdes Mayrink Veiga Machado, com quem se casou no ano seguinte. Com a esposa, acabou mudando-se definitivamente para o Brasil em 1950, e teve um casal de filhos, Bobby Falkenburg (que foi casado com Sylvia Bandeira) e Claudia Falkenburg, que é casada com o produtor norte americano Andrew Solt (que produzia os programas do explorador Jacques Custeau).

Apesar de ter fundado o Bob's em 1951, ele nunca trocou as taças de tênis pelas de sorvete, e continuou jogando aqui no Brasil, e posteriormente tornou-se também campeão brasileiro de Golf. Em 1972 ele vendeu sua rede de lanchonetes, e atualmente mora nos Estados Unidos.

Nascido em 1925, Bob Falkenburg faleceu em 06 de janeiro de 2022, aos 95 anos de idade.

Bob Falkenburg, de azul, no centro da foto


Jinx Falkenburg era o nome artístico de Eugenia Lincoln Falkenburg, e ela nasceu em 21 de janeiro de 1919, na cidade de Barcelona, na Espanha.



Ela tinha 15 anos quando foi descoberta por um olheiro da Fox, enquanto jogava tênis, e estreou no cinema em um pequeno papel no filme O Cantor de Nápoles (El Cantante de Napoles, 1935), uma produção estrelada por Enrico Caruso Jr. Ela faria muitos papéis menores até ter uma oportunidade melhor em Não te Fie nas Mulheres (Two Latins From Manhattan, 1941), na Columbia.

No estúdio, foi promovida a estrela de produções menores, como Dançarinas de Aluguel (Sing for You Supper, 1941), Que Pernas! (Lucky Legs, 1942), Ela é da Pontinha (She Has What it Takes, 1943), Noites de Tahiti (Tahti Nights, 1944), Nove Garotas (Nine Girls, 1944), A Alegre Mexicana (The Gay Senorita, 1945) e Uma em Um Milhão (Talk About a Lady, 1946).



Falando português e espanhol fluentemente, a atriz foi constantemente escalada para interpretar personagens latinas, e era amiga de Carmen e Aurora Miranda em Hollywood, e chegou a ser cotada para fazer um filme ao lado de outra brasileira, Eros Volusia. Mas assustada com a Segunda Guerra Mundial, Eros retornou ao Brasil, e o filme não foi realizado.



Mas os cinéfilos devem lembrar dela principalmente pelo filme Modelos (Cover Girls, 1944), estrelado por Rita Hayworth e Gene Kelly.


Jinx Falkenburg, Gene Kelly e Rita Hayworth, em modelos

Em 1949 ela deixou o cinema, mas continuou muito famosa nos Estados Unidos. Em 1945 ela se casou com o apresentador Tex McCrary, e na década de 1950 o casal apresentou diversos programas no rádio e na televisão, e tornaram-se primeiro casal da TV a apresentar um talk show

Jinx e Tex ficaram casados até 1980, mas permaneceram amigos por toda vida. Eles tiveram dois filhos e um deles, Kevin McCrary apareceu em 2011 no programa Acumuladores (Hoarders), do canal a cabo A&E.

Kevin McCrary

Jinx Falkenburg morreu 27 de agosto de 2003, aos 84 anos de idade.







Veja Também: Os Artistas Que faleceram em 2022 (In Memoriam)


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Siga também nosso Instagram
Siga também no Kwai

Ajude o site a se manter no ar, contribua com qualquer valor no PIX contatomemoriacine@gmail.com




Postar um comentário

0 Comentários