Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Atriz Peggy Stewart morre aos 95 anos


Com um currículo que inclui quase 130 créditos no cinema e televisão, ao longo de quase 80 anos de carreira, Peggy Stewart foi uma das rainhas dos filmes de farroeste e seriados de baixo orçamento das décadas de 30, 40 e 50. Mas diferente de outras atrizes da época, ela normalmente interpretava o papel da heroína difícil e valente, ao invés de uma garota passiva que precisa ser salva.


Peggy O'Rourke nasceu em Palm Beach, Flórida, em 05 de junho de 1923. Seus pais se separaram quando ela ainda era muito pequena, e sua mãe voltou a se casar. Peggy passou a adotar o sobrenome Stewart, que era de seu padrasto.

Na escola, ela praticava natação, e chegou a participar de competições, e o esporte a fez desenvovler habilidades atléticas que mais tarde demonstraria em seus muitos faroestes. E durante umas férias de verão, onde ficou com sua avó em Los Angeles, frequentou, por brincadeira, aulas de interpretação. Mas na hora de voltar, a adolescente pediu para sua mãe a deixar na cidade, por ela queria ser atriz.

O ator Henry O'Neill era vizinho de sua avó, e conseguiu para Peggy, então com 14 anos, um papel em seu próximo filme, Uma Nação Em Marcha (Wells Fargo, 1937). A Paramount gostou da menina, e lhe deu pequenos papéis nos anos seguintes. Ela começou a ganhar mais mais destaque em filmes como Tudo Isto e O Céu Também (All This, and Heaven Too, 1940) e Corações Humanos (Back Street, 1941).

Em 1940 Peggy Stewart se casou com o astro dos farroestes Don 'Red' Barry, que era contratado da Republic Pictures, um estúdio famoso por produzir filmes do velho este e seriados para os cinemas. Red Barry a levou para a Republic, onde Peggy estreou em Tucson Riders (1944). Robert Blake, o futuro astro de Baretta, interpretava o pequno índio Little Beaver.

Alice Fleming, Robert Blake, Bill Elliott, Peggy Stewart e George "Gabby" Hayes em Tucson Riders

Nos três anos seguintes, peggy atuou em mais de 30 filmes na Republic, a maioria deles westerns, contracenando com atores como Allan Lane, Sunset Carson e Wild Bill Elliott. Ela também fez diversos filmes com Gene Autry, o Cowboy Cantor.

Peggy Stewart e Allan Lane em Vaqueiro Solitário (Stagecoach to Monterey, 1944)

Gene Autry e Peggy Stewart em A Corrida do Diabo (Trail to San Antone, 1947)

Na republic a atriz geralmente era escalada para a série de filmes da série Red Ryder. Ela também protagonizou os seriados Cavaleiro Fantasma (Ther Phantom Rider, 1946) e O Filho do Zorro (Son of Zorro, 1947). Ambos foram muito bem sucedidos em bilheterias, o que levou a Republic a escalar a atriz para atuar em mais um deles, mas Peggy protestou.

Peggy Stewart em O Filho do Zorro

Peggy Stewart em  Cavaleiro Fantasma 

A atriz não gostava de atuar em seriados, preferindo fazer filmes, que demoravam menos a ser filmados. As coisas na Republic se complicaram, e a atriz pediu seu desligamento, que foi aceito. Após ter rompido seu contrato, ela buscou novas oportunidades, mas estava tão marcada nos farroestes, que ninguém lhe dava outro tipo de papel. Ela foi freelancer em estúdios como a Monogram, Allied Artists e outros, até ser contratada pela Columbia, que a levou para a televisão, ainda em farroestes.

A partir da década de 60 sua carreira desacelerou, e ela abandonou a atuação em 1980. Em 1984 Peggy Steewart foi homenageada com o o Prêmio de Bota de Ouro, destinado aos atores dos farroestes.

Mas na década de 90 ela voltou a trabalhar. Peggy Stewart retornou a televisão em 1993, atuando em um episódio da bem sucedida série Senfield. Nos anos seguintes, faria inúmeras participações em séries como NCIS: Investigações Criminais (NCIS: Naval Criminal Investigative Service) e The Office.

Em 2012 ela fez seu último filme, a comédia Este é o Meu Garoto (That's My Boy, 2012), estrelada por Adam Sandler.

Peggy Stewart na estréia de Este é O Meu Garoto

Peggy Sterwart atuou até 2014, mas ainda continuava a frequentar eventos e festivais de cinemas.

A atriz faleceu em sua casa, no dia 29 de maio, aos 95 anos de idade.


Leia também: O controverso Ty Hardin

Curta nossa página no Facebook

Se inscreva no nosso canal do Youtube

Postar um comentário

0 Comentários