Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Doris Brian, última integrante do trio The Brian Sisters, morre aos 91 anos

Doris, Gwen e Betty Brian

Nas décadas de 30 e 40, trios vocais femininos faziam muito sucesso, tanto no rádio como nos cinemas. O mais famoso deles sem dúvida foram as Andrews Sisters, mas existiram muitos outros. Havia também os grupos vocais infantis, como as The Gumm Sisters, onde estreou a pequena Frances Ethel Gumm (mais tarde famosa com o nome de Judy Garland), e as Brian Sisters, do qual fazia parte Doris Brian.


Formado por Gwen (nascida em 1928), Doris (nascida em 196) e Betty Brian (nascida em 1923), elas começaram a cantar no rádio em 1932, quando Gwen tinha apenas quatro anos de idade.

Nascidas em Salt Lake City, elas eram as filhas mais novas de cinco irmãs. Era o tempo da Grande Depressão, e as meninas começaram a cantar em rádios e teatros, para ajudar nas despesas domésticas Elas normalmente imitavam as Boswell Sisters, outro grupo vocal muito famoso na época. As meninas não recebiam cachê pelas apresentações, mas ao término do espetáculo, o público jogava algumas moedas no palco, que elas juntavam para ajudar no orçamento da casa.

Em 1934 o pai das meninas abandonou a família, que passou a viver com ainda mais dificuldades. Sua mãe então levou o trio para Hollywood, deixando as filhas mais velhas sozinhas. Com muitas dificuldades, as meninas começaram a achar trabalho, e embora atrações infantis fossem muito populares, os produtores não gostavam de trabalhar com crianças, principalmente quando surgiram as primeiras leis contra abuso infantil.

Em 1935 elas fizeram sua estréia no cinema, em As Aventuras dos Batutinhas (Our Gang Follies of 1936), um curta metragem da trupe Os Batutinhas, produzido por Hal Roach.

A estréia das irmãs no cinema

As meninas apareciam apenas cantando em número musical, algo frequente em sua carreira. Nos treze filmes em que apareceram entre 1935 e 1944, elas nunca tiveram um papel com falas, sempre aparecendo em números musicais, que muitas vezes nem tinham importância para o roteiro da obra.

Em seguida apareceram em Sing While You're Able (1937), estrelado por Pinky Tomlin e Caras Novas de 1937 (New Faces of 1937), com Milton Berle.

Em 1939, após terem aparecidos em alguns filmes, participaram do curta-metragem Sunday Night at the Trocadero (1937), com a cantora Connee Boswell, antiga integrante do grupo Boswell Sisters, de quem as meninas eram fãs. Connee era cadeirante e embora não escondesse o fato, era impedida de se apresentar com sua cadeira de rodas, então ela sempre aparecia sentada. Neste filme as meninas cantam junto com Connee, num dos raros momentos onde dividiram uma canção com outra pessoa que não as irmãs.

Sunday Night at the Trocadero (1937)

Elas ainda apareceriam em filmes como Três Moças Sabidas (Sally, Irene and Mary, 1938), com Alice Faye; Caipiras da Fuzarca (Kentucky Moonshine, 1938), com os Ritz Brothers; Dúvidas de um Coração (Second Fiddle, 1939), com Sonja Heine; Melodias do Coração (Music in My Heart, 1940), com Rita Hayworth; Travessuras de Alta Escola (High School, 1940), com Jane Whiters e A Vida é Uma Canção (Tin Pan alley, 1940), com Alice Faye e Betty Grable.

Em 1938 as irmãs foram escaladas para o filme Miss Broadway (Idem, 1938), estrelado por Shirley Temple. Elas apareceriam cantando com a estrela mirim durante uma cena, mas a mãe Shirleyexigiu que Gwen (que tinha a mesma idade que a estrela mirim) não aparecesse na cena, por considerar que a menina poderia tornar-se uma rival e gerar uma concorrência desleal. Apenas Doris e Betty apareceram em cena.


Doris, Shirley Temple e Betty Brian em Miss Broadway

Cortada de Miss Broadway, Gwen foi emprestada para a Fox, onde apareceu em Duas Vidas (Love Affair, 1939), sem as irmãs. O filme foi estrelado por Irene Dunne.

Durante a Segunda Guerra Mundial a carreira das meninas diminuiu. Elas já estavam ficando adolescentes, e não tinham a mesma graça de outrora. Nesta época, praticamente não fizeram filmes, embora tenham cantando para animar as tropas nos fronts. Em 1942 elas tiveram uma canção por cinco semanas no topo de sucessos da famosa revista Billboard.

Em 1944 retornaram ao cinema. Betty já estava com 21 anos, Doris 18 e Gwen com 16. Beleza Sem Dinheiro (Beautiful But Broke, 1944), uma comédia da Columbia, foi o primeiro filme da fase adulta das meninas, e também seu último trabalho no cinema.



Em 1945 o grupo se desfez. Betty havia se casado, e estava grávida. Ela passou a trabalhar como taquigrafa, e anos mais tarde formou-se na Universidade do Sul da Califórnia, depois tornou-se professora de audiovisual para alunos do ensino médio. Ela faleceu em 15 de janeiro de 2005, aos 91 anos de idade.

Doris e Gwen ainda continuaram na carreira de cantora, ingressando no grupo vocal Twin Tones, permanecendo no grupo até 1948. Após deixar o grupo, Gwen terminou os estudos, casou-se e afastou-se da vida artística. Ela foi a primeira das irmãs a falecer, em 16 de setembro de 1990, vítima de câncer no pulmão. Ela tinha apenas 62 anos de idade.

Doris e Gwen no grupo Twin Tones

Doris Brian, a última das irmãs, ainda trabalhou em uma empresa de jingles, antes de se tornar professora. Ela faleceu no dia 09 de julho de 2018, aos 91 anos de idade.

Doris Brian em foto recente

Betty, Doris e Gwen


Curta nossa página no Facebook
Se inscreva no nosso canal do Youtube

Postar um comentário

0 Comentários